13 outubro 2020

/Marketing

3 dicas para uma gestão inteligente das redes sociais

Escrito por marketing@uppo.com.br
Analista de Marketing da Uppo

Quando se trata da rotina de gestão das redes sociais de uma marca, ser eficiente em meio a tantos processos é realmente desafiador,  mas não impossível! Assim como toda habilidade, a eficiência é desenvolvível; ou seja, quanto mais você praticar, melhor será o resultado. Portanto, realizar um planejamento para redes sociais é essencial para aproveitar todo o potencial que as mídias digitais podem oferecer.

Além disso, buscar por recursos tecnológicos e trocar uma ideia sobre as melhores práticas de organização e execução com outros profissionais facilita bastante o processo. Neste texto, listamos 3 dicas para todo gestor alcançar sucesso com a área de criação e mídias sociais de sua empresa!

1. O que fazer para aprimorar o meu planejamento e criação de conteúdo?

O passo inicial para um social media organizar a rotina de gestão das redes sociais é ter claras as etapas que fazem parte do processo e o peso de cada uma delas. Também é muito importante saber quais outros profissionais estão envolvidos em cada uma das atividades. Afinal, você precisará validar se o processo proposto também é viável para a rotina deles.

Essa organização varia conforme a equipe e a estrutura de trabalho disponível. O analista de redes sociais tende a ser responsável pela execução do planejamento, criando o conteúdo desde a sua idealização até as artes, que podem ser desenvolvidas com o auxílio de designers.

Neste contexto, também recomendamos ao gestor que delimite o escopo sempre que uma nova oportunidade for aberta na equipe. Assim, as habilidades do profissional de mídias sociais que você precisa no time tendem a prosseguir mais focadas e à vontade.

2. Estabelecendo Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs)

É muito importante olhar para os números que estejam diretamente relacionados aos objetivos da sua campanha, para firmar soluções relacionadas ao seu foco.

Como exemplo, um gestor pode pensar que se o objetivo for aumentar a percepção de marca, Indicadores Chave de Desempenho (ou KPIs – Key Performance Indicators, em seu termo original em inglês) como número de menções a sua empresa em redes sociais ou o engajamento da sua audiência com a página e o alcance das suas publicações, podem ser números que vão te guiar.

Acompanhar estes dados continuamente vai dizer se a sua estratégia está sendo bem-sucedida ou não, e fará toda diferença para transformar seus perfis em geradores de resultados.

3. Potencializando o seu perfil

Um passo que pode passar despercebido na sua rotina de marketing é a otimização dos seus canais para proporcionar a melhor experiência possível para seus clientes. Neste caso, cabe à equipe alguns questionamentos, como por exemplo:

  • As redes sociais do negócio estão todas dentro da identidade visual da empresa?
  • Suas bios (descrições) estão atualizadas?
  • As descrições contam com os links corretos e estão sendo pensadas da melhor forma para gerar resultados (tráfego no blog, venda de serviços etc)?

Garantir uma boa impressão e consistência nos perfis da empresa é o essencial para que os seus seguidores enxerguem sua marca da maneira como você gostaria; afinal, os perfis nestes canais são praticamente as novas vitrines de marcas, em que o seu negócio combina o que quer mostrar da maneira mais atrativa possível, tornando cada vez mais próximo o sucesso da sua companhia em todo ambiente virtual!

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