28 agosto 2020

/Pessoas

5 dicas para realizar um onboarding remoto

Escrito por marketing@uppo.com.br
Analista de Marketing da Uppo

A pandemia do coronavírus “virou de ponta cabeça” as empresas e fez com que os profissionais de RH precisassem se reinventar para atender às novas expectativas, tanto dos funcionários, quanto da própria liderança da companhia.

Em um de nossos posts anteriores, contamos um pouco mais sobre as tendências para RH no pós-pandemia, e uma delas é a normatização do home office. Muitas empresas já adotaram o sistema full time e outras até fecharam os escritórios permanentemente. 

Mas, com toda mudança, novos desafios aparecem. Como fazer o onboarding de novos colaboradores completamente a distância? 

Independente de ser online ou presencial, um dos pilares de qualquer onboarding deve ser a organização: entender qual é o passo a passo desde a entrega da documentação até os treinamentos obrigatórios.

O onboarding, também conhecido como integração, é o primeiro contato de verdade do colaborador com a empresa, e é de extrema importância que, nesse momento, ele sinta-se conectado com a missão e os valores da nova companhia que irá fazer parte.

Essa é a hora de encantar o seu novo funcionário e fazer com que ele entenda que é uma parte importante da empresa. Separamos 5 dicas que vão te auxiliar a preparar um onboarding remoto de sucesso:

1. Prepare-se para o primeiro dia

Um dos primeiros passos é garantir que o funcionário terá todos os acessos e equipamentos necessários, só assim ele poderá participar do onboarding e iniciar as suas atividades na empresa. Garanta que o material seja entregue (ou retirado) com antecedência.

É importante também informar aos colaboradores, principalmente os colegas de equipe, sobre o novo parceiro. Eles podem até mesmo participar do onboarding apresentando a área e dando as boas-vindas. 

2. Prepare as boas-vindas

Formalize um e-mail de boas-vindas em parceria com o gestor. Além de demonstrar a importância do novo colaborador para a empresa, aproveite para enviar todas as informações importantes para o início e enviar links de acesso à reuniões ou ao sistema da empresa. 

Os “mimos” são uma ótima forma de fazer o funcionário se sentir melhor integrado. Se for possível, envie um kit de onboarding com itens essenciais para o trabalho como, por exemplo, cadernetas e fone de ouvido e alguns presentes como snacks, ecobags, garrafa de água reutilizável e até mesmo bottons ou adesivos da empresa.

3. Estipule uma agenda

Na primeira semana, dificilmente o profissional irá iniciar diretamente as suas atividades operacionais, por isso, envie-o uma agenda com os treinamentos obrigatórios, onboarding com as diferentes áreas e reuniões com gestores ou líderes.

Assim, ele pode se organizar para participar de todas as etapas e entender que cada uma delas é extremamente relevante para que ele inicie o seu trabalho melhor preparado.

4. Mantenha-se atento e disponível

Durante os dias de onboarding, esteja em contato frequente com o novo funcionário para ter certeza de que todas as etapas estão fluindo com sucesso. Converse também com o time e entenda se o colaborador está conseguindo se integrar ou se é necessário fornecer algum suporte para que o onboarding seja mais bem sucedido.

Aproveite também para coletar um feedback sobre o processo e entender o que precisar ser ajustado para que os próximos onboardings remotos sejam ainda melhores.

5. Garanta a pontualidade

Apesar do home office dar mais liberdade para as equipes com relação aos horários e esquema de trabalho, acerte os horários com todos os participantes do onboarding previamente.

Isso evita problemas e constrangimentos com o novo colaborador, além de ajudar a manter a agenda de integração em dia.

 

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