25 setembro 2020

/Finanças

Bem-estar financeiro: O que é e como aplicar na sua companhia?

Escrito por marketing@uppo.com.br
Analista de Marketing da Uppo

Bem-estar financeiro é um termo que está relacionado à capacidade de cumprir com suas responsabilidades financeiras, presentes ou futuras, sem que isso impacte negativamente o orçamento mensal da pessoa ou família.

Algumas empresas já buscam implementar ações de bem-estar financeiro para conscientizar e educar os colaboradores no tema de finanças pessoais. Nesse post, vamos te explicar como funciona e dar dicas para implementar essa cultura na sua empresa!

Por que o bem-estar financeiro é importante? 

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), menos de 15% dos brasileiros conseguem guardar dinheiro, e 68% não estão preparados para lidar com imprevistos no orçamento.

Esse tipo de situação causa grande stress mental e físico, e pode comprometer o desempenho na vida pessoal e profissional. 

Dar apoio para que o funcionário para que ele lide com esse tipo de tema, é uma forma de aumentar o nível de satisfação dele com a empresa, o que está diretamente ligado com o desempenho e entregas de projetos.

Como as empresas podem atuar para melhorar esse cenário?

Antes de tudo, é extremamente importante compreender o cenário no qual o colaborador se encontra. Além de pensar em salário e bônus, fornecer orientação financeira é uma boa saída para ajudar funcionários inadimplentes.

Confira algumas dicas para implementar agora:

1. Conheça seus colaboradores

Aproveite ferramentas gratuitas de pesquisa para conhecer mais os hábitos dos seus funcionários antes de apresentar soluções para educação financeira. 

Descubra por onde eles mais se comunicam, qual o índice de bem-estar financeiro deles, como eles gastam seu dinheiro e o interesse deles em melhorar as finanças pessoais. 

2. Forneça atividades que promovam o bem-estar financeiro

Disponibilize treinamentos e palestras com profissionais especialistas no tema. Enviar e-mails mensais que tragam dicas de educação financeira junto com o envio do holerite, por exemplo, também são uma opção.

3. Forneça benefícios inteligentes

Benefícios bem pensados podem ajudar o colaborador a reduzir custos no dia a dia. Além dos tradicionais Vale Alimentação e Refeição, por exemplo, busque por benefícios atrelados a descontos em cursos, estabelecimentos, medicamentos e muito mais.

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