4 junho 2020

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Boas práticas de gestão de pessoas

Escrito por marketing@uppo.com.br
Analista de Marketing da Uppo

Muitas empresas ainda vêem os funcionários somente como parte do processo operacional, fazendo com que eles sintam-se desmotivados e desvalorizados. É aí que surge a gestão de pessoas.

Apesar de ser um processo cada vez mais implementado nas empresas, uma gestão de pessoas inteligente e focada no bem estar do colaborador ainda não foi implementada ou apresenta falhas em empresas onde o RH não é focado nas pessoas, mas sim nas demandas e necessidades da empresa. 

Existem diversos passos que podem ajudar a melhorar o ambiente organizacional e desenvolver profissionais mais capacitados e motivados na sua empresa! Abaixo você encontra alguns dos pontos que a Uppo considera essenciais para uma boa gestão de pessoas.

O que é e qual a importância da gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é a administração de recursos humanos, área da empresa voltada a potencializar o capital humano. Isso significa que ela administra as habilidades, técnicas, tarefas, valores e regras da companhia, garantindo que os funcionários que fazem parte da mesma estão exercendo seu completo potencial. 

Uma boa gestão de pessoas significa uma equipe engajada, retenção de talentos e mais motivação aos colaboradores. Além disso, empresas conhecidas por sua boa gestão também se tornam mais atraentes para pessoas em busca de um novo emprego, e acabam por ter uma melhor imagem no mercado de trabalho.

Como melhorar seus processos de gestão de pessoas?

1. Tenha bons líderes

Bons líderes motivam e desenvolvem uma equipe mais motivada e eficiente. Essa figura também é papel importante para auxiliar na resolução de conflitos, orientar os funcionários e ser um mentor da equipe. 

Tudo isso facilita o trabalho do RH. Ele sabe que pode confiar no líder daquela equipe para solucionar problemas menores e contar com a ajuda do RH quando for extremamente necessário.

2. Forneça treinamentos

Seja através de plataforma própria da empresa, ou de cursos fornecidos por instituições de ensino. É importante garantir que todos os funcionários estão treinados não só para a função que vão executar, como também para conhecer a fundo a empresa na qual trabalham.

3. Defina processos

Saiba quais funções precisam ser desenvolvidas e por quem. Isso facilita os feedbacks e o acompanhamento do trabalho desenvolvido. Isso também deixa os colaboradores mais confiantes e com a certeza de que estão fazendo o trabalho corretamente.

4. Além da gestão de pessoas, foque na gestão de talentos

Desenvolva e reconheça aqueles funcionários de alta performance. Além de aumentar a vontade de se desenvolver e de crescer ainda mais na empresa, esse tipo de reconhecimento faz com que os demais funcionários sintam-se mais empenhados em serem os próximos reconhecidos. 

5. Avalie o processo e melhore a performance

A busca por resultados é, sem dúvida, uma das maiores necessidades em qualquer organização. No entanto, compreender o que acontece no meio do caminho é muito importante para solucionar possíveis erros e melhorar a performance da equipe para as próximas entregas.

Aconselhe aos líderes que busquem entender COMO um erro aconteceu, não somente o POR QUE, assim, toda a equipe trabalha em conjunto para que os processos se tornem mais efetivos.

6. Comunicação é tudo

Sempre comentamos sobre a importância da comunicação em nossos textos, mas vale a pena reforçar a relevância desse aspecto no dia a dia empresarial.

Manter uma comunicação bilateral faz com que todos sempre estejam cientes do objetivo da companhia e deixa-os livres para opinar e expressar opiniões. 

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