24 julho 2020

/Cases

Como atrair e fidelizar associados

Escrito por marketing@uppo.com.br
Analista de Marketing da Uppo

Um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores de associações e sindicatos é desenvolver estratégias para atrair e fidelizar associados.

Pensar no público alvo é essencial, pois é ele que determina para quem o seu serviço é destinado.Por isso, nunca se esqueça de desenvolver objetivos que correspondam a esse público.

O primeiro passo para que essas ações sejam efetivas é destacá-las através da comunicação, para promovê-las de maneira que os possíveis futuros membros da associação (profissional ou comercial), sindicato ou conselho (regional ou federal) tenham acesso à ela.

Um dos erros mais comuns ao tentar atrair os associados, é que muitas vezes, o público não tem conhecimento sobre as vantagens e oportunidades oferecidas pela associação.

Veja 8 estratégias para colocar em prática no seu sindicato ou associação:

Ofereça benefícios

Para que haja interesse em ser um afiliado, é importante que benefícios sejam oferecidos, e que estes benefícios sejam interessantes para o trabalhador dessa área. 

Aposte em opções que ajudem o afiliado em seu dia a dia, facilitando seus afazeres e garantindo que ele se sinta confortável com esse serviço.

Busque por novos métodos, pense em evoluir suas propostas de maneira chamativa.

Leve em conta a tecnologia

Atualmente, vivemos num momento no qual a tecnologia está englobada em praticamente todos os processos cotidianos.

Levando isso em conta, utilize a tecnologia a seu favor, desenvolvendo estratégias de divulgação nos meios online.

Ofereça maneiras de seu associado sentir-se incluso no meio digital, dando a ele acesso a informações online.

Torne sua presença funcional em todos os dispositivos

Os dispositivos móveis são uma opção muito válida, uma vez que, atualmente, cada vez mais as pessoas acessam sites por seus celulares.

Para isso, é preciso que o seu site seja responsivo, ou seja, que o site se adapte para os dispositivos móveis, não havendo diferenças de conteúdo entre o acesso via computador e acesso via celular.

É preciso também que a interface seja de fácil uso e manuseio, por exemplo, o menu deve ser pensado de maneira que aquele que esteja acessando consiga entendê-lo com facilidade.

Trabalhe no diálogo e discurso

De nada adianta possuir as estratégias acima, se não houver diálogo. É preciso saber falar, conversar, expor ideias e explicá-las.

O associado deve entender as propostas, e para isso, o gestor deve saber colocá-las de maneira clara.

Trabalhe seu discurso, fale de maneira chamativa, salientando os pontos positivos e as vantagens que serão obtidas ao se tornar um associado.

Assim, você conquistará seus associados e fará com que tenham vontade de participar dessa associação.

Crie eventos 

Organizar eventos, sejam eles presenciais ou on-line, que atendam às necessidades dos afiliados atuais possibilita chamar a atenção dos possíveis futuros afiliados.

Para isso, é necessário que o conteúdo apresentado nestes eventos seja atrativo para eles.

Defina um tema para esse evento, foque em assuntos atuais e tenha como participantes da organização, pessoas que são bem vistas dentro do mercado.

Invista em promoções sazonais

Em datas comemorativas, o consumo cresce por parte dos associados, pois cresce também o interesse por adquirir produtos com desconto.

Sendo assim, utilize isso a seu favor, e em datas comemorativas, como o Natal, por exemplo, ofereça benefícios promocionais que irão ajudar a fidelizar seu afiliado.

Defina um cronograma de divulgação

Divulgar as propostas de sua associação e sindicato é essencial, e é preciso fazê-lo de maneira que chame a atenção do público, isso irá fortalecer a associação e aumentar afiliados.

Utilize ferramentas como e-mails e periódicos para manter seu afiliado informado sobre as novidades e lembrá-lo dos benefícios e vantagens oferecidos pela associação ou sindicato.

Lembre-se dos parceiros

Manter um diálogo com seus parceiros é importante para garantir que os associados estão recebendo os benefícios adequados.

Também é importante verificar se você e seu parceiro compartilham ideias parecidas e trabalhar nisso para otimizar ainda mais seus resultados dentro da associação.

Como a Associação Brasileira de Startups atrai e fideliza seus associados

A Associação Brasileira de Startups (Abstartups), cliente da Uppo, é hoje a maior comunidade de empreendedores do Brasil. 

Além de oferecer diversos programas para fomentar os negócios dos seus associados, como mentorias, eventos e mapeamentos do mercado, também disponibiliza o Portal de Benefícios.  

A plataforma reúne descontos e gratuidades em parceiros que podem ser resgatados a qualquer momento, com o intuito de potencializar ainda mais os resultados das empresas associadas.

Veja o depoimento da Maria Clara Hosken, especialista de Customer Success da Abstartups, sobre a solução da Uppo:

“A Uppo é, sem dúvidas, uma grande parceira da Associação Brasileira de Startups, pois nos auxilia ativamente com a estratégia do programa de recompensas. Como a solução é completa e nos entrega os recursos necessários, conseguimos focar nossos esforços na operação e juntos entregamos uma experiência fora da curva para nossa rede de associados.”

Quer saber mais sobre as nossas funcionalidades e entender como a Uppo pode te ajudar a melhorar o engajamento dos seus associados? Confira um post sobre o tema no nosso blog, clicando aqui.

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