5 novembro 2021

/Empreender

Como implementar um Clube de Descontos para os seus funcionários?

Escrito por [email protected]
Analista de Marketing da Uppo

Já faz algum tempo que o salário deixou de ser a única coisa que funcionários bem qualificados procuram ao se candidatar a uma nova empresa. Ambiente de trabalho organizado e atrativo, horário flexível e, principalmente, benefícios diferenciados possuem um papel muito importante nesse processo de decisão.

Existem benefícios obrigatórios para quem trabalha com carteira registrada, como o vale-transporte, por exemplo, e ainda aqueles que são mais comuns, como vale-refeição ou plano de saúde. Apesar disso, empresas inovadoras já investem em vantagens como clubes de desconto, que englobam vantagens como redução de tarifas ou gratuidade em academias, cursos, bolsas de estudos e até viagens. 

Ainda que tudo isso pareça caro para a empresa, são vários os proveitos que a empresa retira do investimento em benefícios atrativos para seus funcionários, como um maior engajamento e identificação dos mesmos com seus setores e atribuições. Neste texto, listamos alguns dos pontos mais importantes aos quais o seu negócio deve se ater para implementar um Clube de Benefícios de sucesso:

 

  1. Usabilidade

 

A primeira preocupação que você deve ter é como os seus colaboradores acessarão o seu clube de vantagens e, principalmente, resgatarão os benefícios. O ideal é que eles acessem pelo seu computador e também pelo seu smartphone.

É especialmente importante você pensar como serão resgatados os benefícios offline, ou seja, aqueles que são relacionados a parceiros locais de rua. Por exemplo, um restaurante. Se você negociar uma condição especial com um restaurante, como este estabelecimento saberá que o seu cliente faz parte do clube de vantagens? Fazer um cupom de desconto fixo não é a melhor opção pois ele poderá ser facilmente replicado e o estabelecimento parceiro não conseguirá validar a autenticidade do cupom.

 

  1. Parcerias

 

Para ser atrativo, é claro que seu clube de vantagens precisa ter parceiros de qualidade e que atendam a diferentes demandas dos beneficiados. Mais que para todas as outras etapas, esta exigirá que você tenha amplo conhecimento sobre o perfil de funcionários que a sua empresa tem. Sabendo deste perfil, pense nos parceiros que interessam a eles em múltiplos momentos da vida:

  • Coisas do dia-a-dia
  • Entretenimento
  • Turismo
  • Compras
  • Cultural

 

Com certeza, você não terá apenas um perfil de colaborador, portanto, garanta que haja benefícios para todos os perfis e que eles possam ser facilmente encontrados na sua plataforma.

 

  1. Vantagens

 

Após identificar potenciais parceiros, é hora de entrar em contato com eles e negociar as condições que serão oferecidas aos seus funcionários. Lembre-se sempre que segmentos diferentes tem margens diferentes, portanto, respeite isso ao “forçar” um determinado nível de desconto. Eventos culturais, normalmente, têm uma margem de desconto maior do que loja de eletrônicos, por exemplo.

Independente do setor, é importante que a vantagem seja real para o associado, caso contrário o efeito desejado será o oposto.

 

  1. Manutenção e resultados

 

Gerenciar um clube de vantagens é uma tarefa que exige atenção e dedicação. É preciso cuidar dele para sempre, senão a experiência se deteriora. Por isso, mantenha uma equipe dedicada a ir atrás de novas parcerias, analisar os resultados, negociar condições melhores e fazer ações especiais de ativação de

base.

Mensure dados como:

  • Nível de acesso
  • Categorias e parceiros mais utilizados
  • Tempo gasto em seu clube
  • Quantidade de cupons emitidos em geral
  • Engajamento com a sua marca

Quando você começar a mensurar estes dados, ficará mais fácil para você reverter isso em melhorias para o seu clube e torná-lo cada vez mais produtivo. É um processo de médio prazo que com certeza terá retorno.

 

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