/Customer Success
/Finanças
Escrito por [email protected]
Analista de Marketing da Uppo
A Uppo fez, recentemente, um webinar em parceria com a Creditas onde falamos um pouco sobre finanças pessoais durante a crise.
Para ajudar a manter o aprendizado em dia e reforçar as dicas sobre o assunto, separamos uma série de sugestões que vão te ajudar a organizar melhor as suas contas!
Como iniciar a organização das finanças pessoais?
Para quem não tem o costume de verificar o saldo da conta com frequência ou mesmo de anotar os gastos fixos mensais, o primeiro passo é criar o costume de anotar tudo.
Utilize planilhas, um caderno de anotações ou até aplicativos voltados para organização financeira e anote todos os seus gastos, até mesmo aqueles que parecem indiferentes como um cafezinho na padaria.
Tenha em mente todo o valor que recebe por mês
Saiba qual é a sua receita mensal: isso inclui o salário líquido, já com todos os descontos, e suas possíveis rendas extras, como trabalhos autônomos ou vendas de bens pessoais.
Anote seus gastos
Como falamos no início, esse é um dos primeiros passos para quem quer se organizar financeiramente.
Anotando seus gastos fixos e variáveis é possível separá-los em categorias, entender onde estão os maiores deslizes e gastos desnecessários e criar uma nova mentalidade para cuidar do seu dinheiro. Dessa forma você consegue visualizar o dinheiro que sobra ou falta no final do mês.
Pague suas dívidas
Anote todas as suas dívidas e busque a melhor forma de fazer a quitação dos valores. Muitas empresas oferecem soluções como parcelamento ou desconto para o pagamento do valor total de dívidas.
Evite o cartão de crédito
Dê preferência para compras no débito. Quando utilizar o cartão, foque nas compras a vista e verifique sempre se não está extrapolando seu limite. Pague sempre o valor integral da fatura, o pagamento mínimo acarreta em juros que podem se transformar em uma bola de neve.
Crie uma reserva de emergência
Ter uma reserva financeira te deixa mais preparado para gastos extras e não planejados, como acidentes, obras de emergência ou até mesmo doenças na família.
O ideal é ter guardado o equivalente a 6 meses de gastos fixos.
Faça investimentos
Após pagar todas as suas dívidas, organizar suas contas e criar sua reserva financeira, busque investimentos a longo prazo. Converse com o seu gerente do banco e com especialistas em investimento para escolher um que se encaixe melhor com o seu perfil e com a quantia que pode investir.
Fidelize seus clientes
com ingressos dos maiores
eventos de música do Brasil
/Customer Success
/Pessoas
/Empreender