13 outubro 2020

/Marketing

Conheça o TikTok for Business

Escrito por marketing@uppo.com.br
Analista de Marketing da Uppo

Disponível desde 25 de junho deste ano, o TikTok for Business é a plataforma criada pela ByteDance voltada para anunciantes, e que tem como finalidade a criação de campanhas e anúncios para empresas que querem impulsionar às suas vendas em uma rede com alto potencial de viralização. Tudo isso é feito através de uma plataforma similar a de redes sociais como Instagram e Facebook, nas quais é possível criar os anúncios e monitorar o orçamento e alcance de cada um deles.

Além disso, o aplicativo conta com a proposta de facilitar o acesso à ferramenta de publicidade TikTok Ads Manager, recurso para criar e gerenciar anúncios no TikTok. O TikTok Ads Manager traz funções para administrar campanhas de marketing na rede social, como definir o público-alvo segundo demografia (gênero, idade, localização e interesse) e dispositivo (sistema operacional e preço do aparelho do usuário).

A ferramenta também permite gerar relatórios personalizados ou pré-definidos para analisar o desempenho dos anúncios na plataforma. Além das métricas, o serviço apresenta ferramentas que auxiliam na elaboração de anúncios, como um kit de criação de vídeo, recurso que consiste em onze modelos pré-prontos que podem servir de base para o anunciante criar clipes curtos com suas próprias fotos.

As maneiras de anúncio incluem anúncios curtos de 3 a 5 segundos, vídeos de até 60 segundos de duração, desafios que são divulgados através de hashtags – sem dúvida, a marca do TikTok – e ferramentas de realidade aumentada, ou Branded Effects, que permitem adicionar os produtos de uma marca a vídeos criados, como se realmente estivessem ali.

Além dos já expostos vídeos e desafios com realidade aumentada, o TikTok For Business também continua contando com as possibilidades de anúncios através de vídeos e desafios. No entanto, as novas funcionalidades inovam ainda mais, já que permitem que as empresas se conectem de maneira mais orgânica com os usuários da plataforma.

Por que TikTok For Business?

Atualmente, as marcas têm trabalhado de forma próxima ao TikTok por meio da compra e gestão de suas campanhas, assim como da criação de relatórios de performance. Contudo, esta rede social tem trabalhado em desenvolver novas soluções que tornarão todo este processo ainda mais fácil.

O lançamento da plataforma objetiva deslocar o TikTok de uma posição de local em que profissionais de marketing podem realizar experimentações, para uma nova posição de mídia que exige maior planejamento e discussões, como é o caso do Facebook, Instagram e Twitter.

Com todos estes recursos e novidades, o TikTok For Business promete ser uma grande mudança no marketing de muitas empresas, uma vez que a eficácia da plataforma para viralizar conteúdo é imensa, tendo em vista que está presente em mais de 150 mercados diferentes e figura entre os aplicativos mais baixados em mais de 40 países ao redor do planeta. A seguir, listamos os tipos de anúncio oferecidos pelo aplicativo:

Brand Takeovers

Brand Takeovers são anúncios de 3 a 5 segundos que podem ser no formato de vídeo ou apenas de imagens, de acordo com a preferência do anunciante.

In-feed Videos

In-feed Videos, ou, simplesmente, Vídeos no feed, são quase autoexplicativos, mas o relevante sobre eles é que podem ter até 60 segundos de duração e funcionam com o som ativado. 

Hashtag Challenges 

Hashtag Challenges (desafios de hashtag) permitem que as marcas participem da comunidade de usuários a partir do momento em que convidam os usuários do TikTok a criarem conteúdos sobre a hashtag escolhida. 

Isso também inclui o Hashtag Plus, que consiste em uma feature de compra que complementa ainda mais toda a experiência promovida pela plataforma.

Branded Effects

Enquanto isso, os Branded Effects permitem que as marcas sejam inseridas mais diretamente na experiência de criação de conteúdo. Os efeitos possibilitam que uma marca ou produto seja adicionado a um vídeo 2D, 3D ou no formato de realidade aumentada como primeiro plano ou ao fundo da peça. 

Eles também podem ser combinados com os desafios de hashtag para impulsionar o engajamento com a marca em questão.

Brand Scan

O novo efeito de AR (realidade aumentada), “Brand Scan”, foi adicionado recentemente, após o lançamento oficial do TikTok For Business em si. Especialistas haviam previsto os planos de realidade aumentada do TikTok, ressaltando que isso ia apresentar um desafio direto para o Snapchat, com os seus formatos de Sponsored Lens e Word Lenses AR.

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