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Escrito por [email protected]
Analista de Marketing da Uppo
As mudanças no departamento de RH são frequentes e buscam, cada vez mais, aprimorar o dia a dia do empregado.
O employee experience veio para beneficiar a atração e retenção de talentos, sendo extremamente importantes para RHs que buscam estar sempre atualizados.
O que é Employee Experience?
O termo employee experience significa, em tradução livre, experiência do colaborador. Essa expressão surgiu quando o setor de RH começou a perceber a real importância da experiência do colaborador como forma de valorizar o capital humano da empresa.
Através dessa “metodologia” é possível entender como os funcionários se sentem no trabalho, seus níveis de satisfação, insatisfação, e outras variáveis (até mesmo externas) que podem impactar no trabalho e nas entregas.
Entendendo essas variáveis, fica mais fácil para a empresa fornecer soluções e pensar em estratégias que irão melhorar o bem-estar de seus colaboradores.
É importante monitorar e melhorar essas variáveis durante todo o ciclo de vida do funcionário na empresa: desde a seleção até o desligamento.
Como aplicar o Employee Experience na minha empresa?
Para começar a aprimorar a experiência dos seus funcionários, é essencial dar foco em três aspectos:
Ambiente físico
Ofereça um espaço agradável e benefícios atrativos. Independente do tamanho da empresa, é importante que o funcionário se sinta acolhido e tenha itens básicos ao seu alcance durante o horário de trabalho.
Otimizar o ambiente com espaços de descompressão e área para o café, por exemplo, pode ser um passo pequeno e muito efetivo.
Ambiente cultural
Tenha uma cultura organizacional bem definida e que foque em elementos positivos. Isso faz com que o profissional se sinta acolhido e mais inclinado a “vestir a camisa da empresa”.
Ambiente tecnológico
Ofereça todos os recursos necessários para o trabalho do seu colaborador. Isso inclui desde computadores até treinamentos e ferramentas para otimização das tarefas.
Quais são as vantagens do Employee Experience?
Você vai perceber funcionários mais engajados e estimulados. Quando um funcionário se sente valorizado e percebe que a empresa investe nele, está mais propício a fazer um trabalho de qualidade e entregar resultados excepcionais.
Além disso, uma boa experiência também pode reduzir o nível de estresse e causar uma melhoria na qualidade de vida do colaborador, mesmo fora da empresa.
Assim, os funcionários já contratados se sentem mais confortáveis no ambiente, enquanto possíveis candidatos sentem-se inclinados a tentar uma vaga na empresa, aumentando os índices de atração e retenção de talentos.
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