31 julho 2020

/Pessoas

Employee Experience: O que é e como aplicar?

Escrito por marketing@uppo.com.br
Analista de Marketing da Uppo

As mudanças no departamento de RH são frequentes e buscam, cada vez mais, aprimorar o dia a dia do empregado. 

O employee experience veio para beneficiar a atração e retenção de talentos, sendo extremamente importantes para RHs que buscam estar sempre atualizados. 

O que é Employee Experience? 

O termo employee experience significa, em tradução livre, experiência do colaborador. Essa expressão surgiu quando o setor de RH começou a perceber a real importância da experiência do colaborador como forma de valorizar o capital humano da empresa.

Através dessa “metodologia” é possível entender como os funcionários se sentem no trabalho, seus níveis de satisfação, insatisfação, e outras variáveis (até mesmo externas) que podem impactar no trabalho e nas entregas. 

Entendendo essas variáveis, fica mais fácil para a empresa fornecer soluções e pensar em estratégias que irão melhorar o bem-estar de seus colaboradores. 

É importante monitorar e melhorar essas variáveis durante todo o ciclo de vida do funcionário na empresa: desde a seleção até o desligamento.

Como aplicar o Employee Experience na minha empresa? 

Para começar a aprimorar a experiência dos seus funcionários, é essencial dar foco em três aspectos:

Ambiente físico

Ofereça um espaço agradável e benefícios atrativos. Independente do tamanho da empresa, é importante que o funcionário se sinta acolhido e tenha itens básicos ao seu alcance durante o horário de trabalho. 

Otimizar o ambiente com espaços de descompressão e área para o café, por exemplo, pode ser um passo pequeno e muito efetivo. 

Ambiente cultural

Tenha uma cultura organizacional bem definida e que foque em elementos positivos. Isso faz com que o profissional se sinta acolhido e mais inclinado a “vestir a camisa da empresa”.

Ambiente tecnológico

Ofereça todos os recursos necessários para o trabalho do seu colaborador. Isso inclui desde computadores até treinamentos e ferramentas para otimização das tarefas. 

Quais são as vantagens do Employee Experience?

Você vai perceber funcionários mais engajados e estimulados. Quando um funcionário se sente valorizado e percebe que a empresa investe nele, está mais propício a fazer um trabalho de qualidade e entregar resultados excepcionais.

Além disso, uma boa experiência também pode reduzir o nível de estresse e causar uma melhoria na qualidade de vida do colaborador, mesmo fora da empresa.

Assim, os funcionários já contratados se sentem mais confortáveis no ambiente, enquanto possíveis candidatos sentem-se inclinados a tentar uma vaga na empresa, aumentando os índices de atração e retenção de talentos.

icone uppo

Fidelize seus clientes
com ingressos dos maiores
eventos de música do Brasil

Clique e conheça nosso Programa de Fidelidade >
7 agosto 2020

/Finanças

Como organizar suas finanças pessoais?

Leia mais >
31 julho 2020

/Pessoas

Employee Experience: O que é e como aplicar?

Leia mais >
24 julho 2020

/Cases

Como atrair e fidelizar associados

Leia mais >