23 outubro 2020

/Pessoas

Entendendo de Inbound Recruiting

Escrito por marketing@uppo.com.br
Analista de Marketing da Uppo

O conceito de Inbound Recruiting surgiu a partir do Inbound Marketing, e consiste em uma estratégia de recrutamento que objetiva atrair, engajar e encantar candidatos para que seja despertado o interesse em trabalhar na empresa.

Não é novidade que o perfil do consumidor vem mudando. São muitas as possibilidades e somos o tempo todo bombardeados com informações e opiniões que nos ajudam a compor a nossa decisão de compra.

O que muitas vezes esquecemos como profissionais de Recursos Humanos é que esse novo consumidor é, também, aquele candidato em nosso processo seletivo ou a jovem gestora cujas vagas vamos ajudar a fechar – e que o processo de recrutamento e seleção tem se adaptado pouco ao novo perfil das pessoas envolvidas.

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de atrair novos consumidores e educá-los sobre o produto ou serviço da empresa. Para isso, é necessário entender quem é o seu cliente e qual é a sua jornada rumo ao conhecimento, ao desejo e à compra do que a sua organização oferece. A partir disso, são produzidos materiais que vão educá-lo e direcioná-lo nesse percurso, como artigos em um blog, ebooks, emails e webinars, por exemplo. No Inbound Recruiting a ideia é a mesma: Você terá o objetivo de atrair o seu candidato e fazer com que ele opte por trabalhar em sua empresa. Nesse caso, o “produto” final na jornada é a vaga em si.

O investimento nessa estratégia de recrutamento está diretamente ligado à competitividade das companhias por novos talentos. A cada dia se torna mais desafiador conquistar os melhores profissionais, independentemente da área em questão. Este fator consiste em uma transição da tomada de poder de empresas para candidatos, na qual estes mesmos profissionais estão se tornando cada vez mais exigentes em aspectos de cultura, valores e reputação das empresas nas quais desejam trabalhar.

Sabendo da importância deste modelo de recrutamento, selecionamos as principais etapas para que a sua empresa colha bons frutos com o Inbound Recruiting! Confira:

Esboce o perfil ideal

Primeiramente, trace o perfil do seu público-alvo. Qual tipo de profissional você tem em mente para ocupar o cargo que está em oferta? Ao considerar essas informações, é importante definir as características desejadas de forma mais ampla e detalhada possível. Das qualificações ao perfil pessoal, tudo deve ser considerado.

Esse trabalho inicial é importante para produzir conteúdo que seja adequado e interessante ao perfil buscado, consolidando uma base para segmentar as presentes e futuras campanhas, mantendo a certeza de que o conteúdo alcançará o candidato.

Não interrompa a busca por talentos

Independentemente da sua empresa ter vagas abertas no momento ou não, é de suma importância que este trabalho não pare. Um dos princípios básicos de estratégias inbound é o de estreitar laços e cultivar um bom relacionamento com o público. Para isso, compartilhar conteúdos que geram valor é o caminho mais adequado e certeiro.

Quando esse trabalho a longo prazo é executado, prevalece a tendência de que o RH da empresa possua uma audiência qualificada, captando a atenção desses profissionais por meio de conteúdos mais diretos e que interessem a quem considera uma chance em uma nova vaga, que pode ser oferecida a qualquer momento.

Utilize metodologias e suportes adequados

Em todo o processo, do início, com a divulgação de conteúdo, até as entrevistas, tudo precisa ser feito com suporte de ferramentas adequadas. 

Uma vez captados, os profissionais precisam ser conduzidos em um processo seletivo otimizado, em que haja economia de tempo e custos. Ferramentas como entrevistas em vídeo, por exemplo, permitem ganhos estratégicos interessantes para a tomada de decisão mais adequada. Possuir um sistema completo de gerenciamento de processo seletivo é um recurso indispensável.

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