30 outubro 2020

/Pessoas

Metodologia ágil: Conheça o Scrum

Escrito por marketing@uppo.com.br
Analista de Marketing da Uppo

Criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber, o Scrum é um framework que possibilita otimização no processo de criação e construção de produtos. Inicialmente, era apenas ligado à indústria da tecnologia, onde disponibiliza ferramentas para desenvolvimento de softwares.

O Scrum consiste em uma metodologia para o desenvolvimento de softwares que busca a resolução rápida dos problemas e evita se ater a detalhes específicos e a instruções rígidas. Assim como as pessoas, as equipes e os projetos mudam e evoluem com o tempo. Sendo assim, pode-se afirmar que o Scrum é o oposto de uma lista de tarefas, ou seja, uma forma de abordar projetos em grupo com flexibilidade e rapidez. 

Valores

Com relação aos princípios do Scrum, é importante à equipe ao aderir:

  • Priorizar a satisfação dos clientes por meio de entregas constantes de valor;
  • Saber aceitar as mudanças de condições em qualquer etapa dos processos;
  • Realizar entregas frequentes e com o menor tempo possível;
  • Trabalhar em conjunto com a equipe de negócios e com os desenvolvedores de software em todo o projeto;
  • Oferecer suporte e condições necessárias às pessoas, além de confiar nelas para a realização das tarefas;
  • Manter uma comunicação pessoal, de forma a transmitir todas as informações necessárias ao time de desenvolvimento;
  • Manter o funcionamento do software, como medida primária de progresso;
  • Entender que as pessoas envolvidas devem ser capazes de permanecer em um ritmo constante, pois processos ágeis proporcionam um desenvolvimento sustentável;
  • Se atentar no que tange o primor técnico, elevando a agilidade;
  • Eliminar o máximo de trabalhos que não agregam valor ao produto, privilegiando a simplicidade;
  • Desenvolver equipes auto organizáveis;
  • Refletir com regularidade sobre como aumentar a eficácia e eficiência para aperfeiçoar processos.

Fases do processo   

Sprint Backlog 

É a lista de atividades que devem ser realizadas pela equipe, de acordo com os requisitos e prioridades do cliente.  

Sprint

De acordo com o Sprint Backlog, uma ou mais atividades devem ser realizadas em um determinado período. Esse intervalo para realizar as atividades é chamado de Sprint.   

Sprint Planning Meeting 

É o planejamento da Sprint. Na reunião, feita a cada Sprint, são discutidos os motivos de atraso do processo, as prioridades e os métodos usados.   

Daily Scrum 

Daily Scrum são reuniões diárias, geralmente de 15 minutos e com a equipe de pé, para acompanhar as realizações das tarefas do Sprint. Nela são feitas discussões rápidas do que vem sendo feito para atingir a meta, assim como encontrar alguns obstáculos.   

Sprint Meeting Review 

É a revisão de tudo o que foi feito, realizada após cada Sprint. Nessa reunião haverá uma comparação entre os requisitos do cliente e o que já foi feito.   

Sprint Retrospective 

É a reunião feita entre a Sprint Meeting Review e a Sprint Planning Meeting (do Sprint seguinte). São debatidas as melhorias que podem ser feitas durante o Sprint, estimulando a participação de todos os integrantes no processo.

Papéis fundamentais

Product Owner

É o ponto central do projeto ágil, pois é o responsável por exercer a liderança no sentido de dizer o que precisa ou não ser feito em relação ao produto que está em desenvolvimento.

De acordo com o que foi passado pelo cliente, o Product Owner irá priorizar as tarefas que precisam ser desenvolvidas em cada Sprint (Sprint Backlog).

Scrum Master

Além de ser a ponte entre a equipe Scrum e a área de negócios, é quem age como um mentor tanto para o product owner quanto para o time de desenvolvimento. É a pessoa que ajuda a compreender os princípios, valores e práticas do Scrum.

Além disso, ele deve guiar as reuniões e impulsionar a equipe, sempre estimulando um processo de melhoria contínua na produção.

Equipe

É a parte responsável pelo desenvolvimento e teste do produto. O Scrum Team desenvolve o produto de acordo com as prioridades exigidas na Sprint. As tarefas serão realizadas por eles, porém sempre alinhados com Scrum Master e Product Owner, para que haja transparência no projeto.

Por estes fatores, é importante que o time seja auto organizado e multidisciplinar. Não deve ter muitos membros, para não dificultar a comunicação e afetar a produtividade.

Como aplicar na sua empresa?

Designar os cargos

Primeiramente você deve determinar quais serão os funcionários que assumirão os papéis de Product Owner e Scrum Master, que são os cargos determinantes do processo. 

Realizar primeiro contato

Diante disso, deve ser feito uma reunião inicial com o cliente para conhecer mais sobre a demanda do produto. O máximo de detalhes deve ser captado, mas não há problemas se houverem alterações ao longo do processo. Esse contato é feito, no geral, pelo Product Owner. 

Listar prioridades

A partir dessa reunião, será feito pelo Product Owner o Sprint Backlog, especificando os pontos importantes e atividades de acordo com as vontades do cliente. Deve ser passado à equipe, através do Backlog do produto, as prioridades do processo. 

Alinhar planejamento

Conhecendo as prioridades no desenvolvimento do produto, já é possível planejar as primeiras atividades a serem realizadas no Sprint, assim como quem será responsável por cada uma e o tempo em que devem ser entregues. É indicado dividir o planejamento em tarefas menores e em tempos mais curtos. 

Executar as tarefas

Feitos os primeiros passos, cada um pode começar a desenvolver as atividades, sempre passando ao resto da equipe os seus avanços nas reuniões diárias. 

Viabilizar reuniões finais

Ao final de cada Sprint, serão feitas a Sprint Meeting Review e a Sprint Retrospective para encerrar esse ciclo e iniciar a próxima Sprint, revendo os obstáculos e melhorias realizadas. 

Iniciar novo ciclo

Terminado a Sprint e feitas as reuniões finais, é feito um novo planejamento com Backlog referente às próximas atividades da Sprint. Todo o processo é feito visando uma melhoria contínua da produção.

icone uppo

Fidelize seus clientes
com ingressos dos maiores
eventos de música do Brasil

Clique e conheça nosso Programa de Fidelidade >
25 novembro 2020

/Marketing

Por que utilizar o WordPress na sua companhia?

Leia mais >
25 novembro 2020

/Pessoas

A importância das palestras motivacionais para a sua empresa

Leia mais >
25 novembro 2020

/Marketing

A importância da jornada de compra para a estratégia de conteúdo do seu negócio

Leia mais >