14 Janeiro 2021

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Planejando o melhor pacote de benefícios para os seus colaboradores

Escrito por [email protected]
Analista de Marketing da Uppo

Os melhores benefícios empresariais são aqueles capazes de satisfazer, engajar e reter talentos. Mais do que complementar o salário, essas ofertas mostram a preocupação da organização com seus colaboradores e sua disposição de investir em pessoas.

A primeira vantagem de implementar um bom plano de benefícios é atrair profissionais talentosos para sua empresa. Oferecer bons complementos ao salário pode ser determinante para que ótimos colaboradores se interessem em fazer parte da sua equipe.

Mas não basta apenas atrair os talentos. De nada adianta montar a equipe dos sonhos se esses membros logo desistem das posições de trabalho. Ter um bom plano de benefícios ajuda na retenção dos profissionais. Os complementos funcionam como motivadores, especialmente quando melhoram a qualidade de vida dos colaboradores.

Por isso, na hora de escolher benefícios para a sua empresa, você deve levar em conta as necessidades dos seus funcionários, as tendências atuais e o nível de engajamento e lealdade desejados — além da atratividade de talentos. Listamos abaixo algumas dicas de como montar um plano de benefícios atrativo e de sucesso para o seu negócio:

1. Analise os custos

A empresa deve definir o orçamento disponível e estudar quais benefícios podem ser oferecidos dentro desse planejamento. Falhar nesse ponto pode acarretar prejuízos ou problemas para a marca empregadora.

Também é importante definir os objetivos do programa de benefícios, que podem ser desde a retenção dos colaboradores, a atração de profissionais mais qualificados ou a contratação de executivos.

Para cada uma dessas metas é preciso pensar em benefícios específicos, já que cada um tem exigências diferentes.

2. Entenda o perfil e as necessidades de seus colaboradores

O primeiro passo para um plano de benefícios atrativo é entender quais complementos ao salário fazem mais sentido para sua equipe. A melhor forma de descobrir é ouvir os colaboradores, o que também faz com que eles se sintam valorizados.

Você pode conversar pessoalmente ou criar um questionário online sobre necessidades e vantagens que não estão sendo usadas. As pesquisas devem formar o banco de dados para sua política empresarial de benefícios.

Se há muitos profissionais precisando melhorar certas habilidades, pode fazer sentido financiar cursos. Já salas de amamentação mais confortáveis e flexibilidade de horários podem ser boas vantagens caso você tenha diversos colaboradores com filhos.

3. Analise a oferta de benefícios da concorrência

Bons colaboradores podem receber ofertas dos seus concorrentes. Portanto, você precisa se esforçar para ter sempre a proposta mais atrativa.

Conheça a fundo seus competidores e quais benefícios eles oferecem aos colaboradores. Se todas as empresas concorrentes trazem determinado benefício, como previdência privada, talvez isso seja uma prática do setor e você precise considerar algo parecido.

Mas é importante também estar um passo a frente dos seus concorrentes e oferecer benefícios que eles ainda não entregam.

4. Pense em benefícios que transmitam a essência da sua marca empregadora

A seleção de benefícios é uma forma de os futuros colaboradores entenderem o que é importante para a sua empresa e os valores que ela possui. Por isso, este é o momento ideal também para deixar claro alguns posicionamentos.

Por exemplo, se a sua empresa tem em seu DNA sempre continuar aprendendo e se desenvolvendo, oferecer subsídios para educação é fundamental. Ou se você quer mostrar que os colaboradores são incentivados a balancear vida pessoal e profissional, conceder benefícios ligados ao bem-estar deles (atendimento psicológico, desconto em academias) é interessante.

5. Ofereça benefícios pensados para o futuro

Na linha de criar benefícios pensando nas necessidades de seus colaboradores, valorize aqueles que terão um impacto de longo prazo. Assim, você garante que a motivação da equipe e os resultados do negócio sejam sustentáveis ao longo dos anos.

Exemplos de benefícios pensados para o futuro são planejamento de carreira, recompensas associadas a metas anuais, chance de virar sócio na empresa e benefícios de planejamento financeiro.

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