22 outubro 2020

/Empreender

Por que diminuir o Ciclo de Vendas do seu negócio?

Escrito por marketing@uppo.com.br
Analista de Marketing da Uppo

O ciclo de vendas consiste no tempo médio em que uma empresa leva para fechar uma venda. A vantagem de que ele seja curto se dá em uma simples lógica: Se para atravessar todas as etapas do funil de vendas, ou seja, da prospecção ao pós-venda, uma empresa demora em média, seis meses, o que aconteceria se ela conseguisse reduzir este período para quatro meses?

Um dos aspectos que necessitam ser lidados com a máxima atenção no modelo B2B é o ciclo de vendas. Quanto maior a complexidade da venda, maiores são os riscos desse ciclo se alongar e surgir, então, a necessidade de encontrar formas de agilizar o processo comercial.

Em um modelo de vendas para empresas, cada cliente exige uma negociação atenciosa e planejada. Isso pode ser devido ao ticket médio elevado ou mesmo por necessidades técnicas muito específicas, que tornam o processo mais complexo e longo. 

Trouxemos abaixo algumas das principais razões para que todo gestor entenda por que o ciclo de vendas deve ser reduzido em sua empresa:

Rentabilidade aumentada

O ideal é que, nas empresas, os investimentos tragam retorno rápido. Durante o processo de venda e prospecção, cada instante vale ouro.

Afinal, quanto maior for o tempo que o Lead permanecer dentro do funil e em estágio de negociação, maior é o tempo de trabalho dos vendedores, a amostragem de produtos, as visitas técnicas, etc. 

No fim, o gasto de tempo maior, no que diz respeito à estes fatores, pode se somar ao CAC (custo de aquisição de clientes) e diminuir a rentabilidade da sua empresa.

Vendedores mais motivados

Quando o ciclo de vendas é mais rápido, a empresa consegue atender um número maior de oportunidades, o que também aumenta as chances de fechar uma nova venda.

Esse dinamismo nas chances de sucesso ajuda a motivar os vendedores, que passam a enxergar com mais clareza os resultados do seu trabalho.

Sua empresa mais competitiva

O mercado hoje é competitivo em todas as áreas, portanto, sempre considere que o seu Lead pode estar em contato com seus concorrentes ao mesmo tempo. Afinal, todos têm estratégias de prospecção e podem apresentar valor aos contatos que compartilham com você.

Logo, no mercado, muitas vezes ganha quem trabalha com estratégias que conseguem mostrar o valor da solução, conquistar a confiança do Lead e, consequentemente, acelerar a decisão de compra.

Estudos indicam que 35% a 50% das vendas vão para o vendedor que contatar primeiramente o cliente. Para que o seu negócio tome esta iniciativa, você precisa reduzir o tempo de resposta ao Lead para sair na frente e garantir o fechamento antes que a concorrência seja capaz de cobrir sua oferta e “roubar” o cliente.

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