13 novembro 2020

/Pessoas

RH à distância: Dicas para manter o suporte ao colaborador

Escrito por marketing@uppo.com.br
Analista de Marketing da Uppo

Atualmente, estamos vivendo em meio a um tempo onde os profissionais de Recursos Humanos, cujo papel primário é estar próximo e cuidar das pessoas, questionam-se sobre como exercer seu papel em um contexto que envolve uma pandemia que restringe, de forma nunca vista nas últimas gerações, o contato presencial entre as pessoas.

O bom profissional de RH sabe que sua função é o alicerce para o desenvolvimento dos trabalhadores e da própria organização, por meio do alinhamento de propósito e das práticas de gestão. É o elo entre a empresa e os colaboradores. Elo que, antes, era firmado no prédio comercial que a companhia ocupa, mas que, agora, precisa ser expandido e ir até a casa do colaborador.

Se antes, o RH trazia o funcionário à empresa, neste novo contexto, sua função chave passou a ser levar a empresa até o lar do colaborador. É preciso compreender também que o trabalhador não está exercendo sua função em casa simplesmente porque deseja. Portanto, esta tarefa não é tão básica quanto pode parecer. O estresse e a ansiedade surgem constante e fortemente nesse cenário, onde a escolha não é de ninguém, mas o compromisso é de todos. O fato de não haver estimativa para um retorno à “normalidade” também faz com que se sobressaiam os sentimentos de angústia, insegurança e incertezas, que, consequentemente, prejudicando a saúde mental do colaborador, juntamente com sua produtividade. 

Ante a este cenário inédito para as empresas e os funcionários de Recursos Humanos, elencamos algumas das principais dicas para manter o suporte aos colaboradores do seu negócio, mesmo à distância:

Efetue reuniões de alinhamentos de atividades

Neste momento, se faz muito importante realizar reuniões online de alinhamento de atividades entre as equipes, onde cada um levanta suas prioridades e pendências do momento. 

A frequência de reuniões dependerá de cada área, podendo ser diária, semanal, quinzenal ou até mesmo acontecer mais de uma vez por dia, cabendo ao líder de cada equipe verificar o ritmo de entrega da sua área para otimizar o tempo a ser reservado para o alinhamento. 

É essencial que os colaboradores possuam clareza das prioridades de cada entrega e do que já está sendo feito, pois, desta forma, eles terão a visão geral e verão a importância do engajamento para que todo o trabalho flua mesmo que à distância. 

Em paralelo a estas reuniões, a equipe também pode utilizar os canais de comunicação online para sanar as dúvidas mais rápidas, urgentes, ou até compartilhar detalhes pontuais. Com a distância, é essencial desburocratizar o fluxo de troca de informação.

Potencialize encontros virtuais 1:1

O “one-on-one” (ou “cara-a-cara” em tradução livre) é um tipo de reunião entre gestor e liderado para discutir projetos (em andamento e futuros), feedbacks e demais assuntos que possam achar relevantes. É um momento para conversar de maneira privada. 

Potencializar este tipo de reunião remotamente entre colaboradores e líderes é essencial para que os gestores possam dar um suporte mais próximo e assertivo individualmente e, consequentemente, manter as equipes engajadas e sincronizadas, além de compreender melhor o cenário atual de cada equipe e colaborador. 

Unifique a comunicação online

Hoje em dia, as empresas tendem a possuir diversos meios de se comunicar online, mas se tratando de ambiente de trabalho, o ideal é que foquem a comunicação apenas nos canais oficiais. 

É papel do RH delimitar quais meios serão utilizados e suas boas práticas para que todos na empresa possam se comunicar sem ruídos.

Quando a comunicação deve ser realizada individualmente, investir em uma ferramenta que possibilite um chat exclusivo entre gestores e colaboradores evita a perda de solicitações feitas por e-mail, por exemplo. E nesse momento, manter os colaboradores bem informados, tanto por seus gestores quanto pelo RH, é primordial.

Organize eventos à distância que promovam integração e interatividade

Uma parte fundamental da rotina são os “happy hours” e demais encontros fora do ambiente corporativo, pois eles promovem integração e engajamento de colaboradores, sendo a mais afetada quando o time enfrenta uma nova rotina de home office. 

O contato social é uma necessidade humana natural e ficar privado dele pode ocasionar danos à saúde mental. Para suprir esta necessidade, o RH pode promover eventos como mini palestras, rodas de bate papo online, aulas de yoga ou qualquer outro exercício em vídeo, além de sessões de jogos online. 

É importante lembrar que, antes de executar uma ideia, analisar que está mais alinhado com o perfil dos colaboradores da sua empresa é um bom caminho. E durante esse momento, não hesite em perguntar a todos o que mais precisam, seja em conversas ou formulários online. Estas simples informações tendem a mostrar os caminhos que mais fazem sentido para sua empresa seguir.

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