26 junho 2020

/Pessoas

Tendências para RH pós-pandemia

Escrito por marketing@uppo.com.br
Analista de Marketing da Uppo

A pandemia afetou mais do que somente o universo externo. Vimos, em pouco tempo, toda a nossa vida mudando e se adaptando à uma nova realidade. Nos afastamos das pessoas com quem convivíamos pessoalmente todos os dias e passamos a fazer encontros virtuais, nosso trabalho mudou do escritório cheio para a escrivaninha no quarto e o delivery se tornou um dos nossos maiores aliados.

Mas mudanças também ocorreram no meio corporativo. Contratações foram feitas depois de entrevistas online, reuniões passaram a ser através de aplicativos e as equipes de RH foram um ponto chave para que as companhias conseguissem acompanhar todas as mudanças sem deixar de pensar no bem estar dos funcionários.

Como essas mudanças irão afetar o futuro pós-pandemia?

Ainda há muitas dúvidas sobre qual será o cenário que encontraremos ao voltar à “vida normal”, e muitas das mudanças que ocorreram durante a pandemia podem se manter após ela. 

Separamos algumas das possíveis tendências de gestão para o trabalho pós-pandemia:

1. Home office se torna hábito

Muitas empresas já tinham em sua rotina o home office algumas vezes por mês ou por semana mas, para outras, implementar esse sistema foi um grande desafio.

No entanto, foi perceptível que, em alguns casos, o home office é bastante benéfico. Além de reduzir gastos com a manutenção de escritórios, por exemplo, o home office pode aumentar a produtividade dos funcionários.

2. Mudanças nos processos

Alguns processos antes totalmente manuais foram adaptados para o digital, e a tendência é que se mantenham assim após a pandemia. 

Assinaturas de documentos, reuniões e treinamentos, por exemplo, já podem ser feitos através de aplicativos online.

3. Comunicação mais próxima

Mais do que nunca, a boa comunicação se mostrou extremamente necessária. Estando longe dos colegas de trabalho, foi preciso descobrir novas e mais efetivas formas de se comunicar para manter o fluxo de trabalho em dia.

É importante que esse comportamento se mantenha, pois uma comunicação efetiva reduz atritos entre os colaboradores.

4. Saúde e bem-estar se tornam mais importantes

A preocupação com a saúde e bem estar dos funcionários é um tópico que tem sido cada vez mais relevante dentro das empresas. Agora, muitas empresas começam a investir em benefícios voltados ao bem-estar físico e emocional de seus funcionários.

icone uppo

Fidelize seus clientes
com ingressos dos maiores
eventos de música do Brasil

Clique e conheça nosso Programa de Fidelidade >
7 agosto 2020

/Finanças

Como organizar suas finanças pessoais?

Leia mais >
31 julho 2020

/Pessoas

Employee Experience: O que é e como aplicar?

Leia mais >
24 julho 2020

/Cases

Como atrair e fidelizar associados

Leia mais >